terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone - 23 de Novembro

Floresta Autóctone - Sabes o que quer dizer?

O que é?
Sabes o que quer dizer floresta autóctone? É uma floresta cujas árvores são originárias do próprio território onde habitam. Em Portugal temos o Medronheiro, o Zambujeiro (ou oliveira brava), os Carvalhos, a Azinheira, o Pinheiro-manso, o Amieiro, o Freixo, os Salgueiros, etc.

Onde plantar...
Devemos plantar estas espécies nos jardins e espaços verdes e para reflorestar as zonas queimadas pelos fogos para ficarem verdes e bonitas. Humm... sabe tão bem respirar o ar puro!

Importância da Floresta autóctone
A floresta autóctone está mais habituada às condições climatéricas da região onde vive, por isso, é mais resistente aos fogos, às pragas e às doenças.

Enquanto as árvores exóticas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às pragas, às doenças e a períodos longos de calor e chuvas intensas.

Sabias que o eucalipto é uma espécie exótica? É verdade, o eucalipto é originário da Austrália.

Sabias que na floresta autóctone vivem muitos animais? É verdade, esta floresta é a casa de muitos animais como o lince, a águia, o esquilo, o lobo, a cegonha, o coelho.

Também tu podes ajudar a preservar estas espécies.
Podes plantar uma árvore autóctone no jardim da tua casa. Vais ver como é giro vê-la a crescer.

E um dia, poderás ver, nos seus ramos, os pássaros a fazerem os seus ninhos e a criarem os seus filhotes.

Extraído de : http://kids.sapo.pt/descobrir/ambiente/artigo/floresta_autoctone

Vista à ETAR de São Martinho do Porto

No dia 9 de Novembro algumas turmas do 5.ºano tiveram a oportunidade de visita a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de São Martinho do Porto.

Nesta visita os alunos puderam perceber o importante papel que a Empresa tem na gestão do Ciclo Urbano da Água, na região.

Aqui ficam algumas fotografias ilustrativas da visita:



sábado, 6 de novembro de 2010

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escola 2010




No dia 5 de Novembro, teve lugar a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escola. Este momento foi abrilhantado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto e contou também com a presença de algumas entidades do Concelho.
É sempre bom relembrar que a Bandeira Verde Eco-Escola é atribuída às escolas que se candidataram e implementaram os princípios definidos na metodologia de uma Eco-Escola, pretendendo incentivá-las a melhorar o seu desempenho ambiental e sensibilização da comunidade.
A atribuição deste galardão, pelo quarto ano cosnecutivo, vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido por toda a Comunidade Educativa, em benefício e na defesa do ambiente.
Agradecemos a todos os professores, alunos e funcionarios que participaram e colaboraram neste projecto.