sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!
Porquê apagar as luzes?
Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.

A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.

Assim, apagar as luzes:
É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água. A pegada hídrica aumentou no planeta

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que este ano tem o tema "Responder ao desafio urbano". O objectivo passa por calcular quanto vale, em consumo de água, a folha de papel que segura nas mãos neste momento. Ou a chávena de café que bebemos ao pequeno-almoço, a carne que consumimos, ou a roupa que vestimos. Em 2011, o objectivo deste dia é alertar para as consequências do crescimento das cidades e da industrialização e para as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas.

A chamada de atenção é para os governos, para as organizações e as instituições, mas é também para as comunidades e para o indivíduo. Uma chávena de café num restaurante envolve um gasto de água na ordem dos 140 litros, se incluirmos a sua produção. Um quilo de carne exige 16 mil litros de água e uma simples T-shirt de algodão exige um consumo de 2 mil litros de água.

O recurso é escasso e a pegada hídrica aumenta de dia para dia. Portugal encontra-se entre os países que se apresentam com a pegada hídrica mais elevada por habitante, ocupando o sexto lugar entre um total de 140, diz o "Relatório Planeta Vivo 2008", da WWF - World Wild Fund for Nature, que tem os EUA à cabeça.

Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Biblioteca da nossa escola, acolheu uma iniciativa do projecto Eco-Escolas, com a colaboração dos docentes de Ciências da Natureza do 2º ciclo.
Estiveram expostos folhetos de divulgação sobre a poupança da água e provérbios alusivos à água, da autoria de alunos. Foram também disponibilizados materiais para trabalho plástico alusivo à percentagem de água existente no corpo de vários animais.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Uma Lua Cheia como não se via há 18 anos


No próximo sábado a lua cheia vai estar mais perto da Terra do que alguma vez esteve nos últimos 18 anos, iluminando o céu a uma distância de "apenas" 356 574 quilómetros.

Geralmente o ponto mais próximo é de 363 104 quilómetros e no sábado estará a 6530 quilómetros mais perto. A influência do satélite da Terra faz-se sentir nas marés mas também nos muitos mitos que alimenta.


quarta-feira, 9 de março de 2011

"Bruxinha ecológica" do bloco B

Durante a semana de Carnaval, a "Bruxinha ecológica" e os alunos do Ensino Especial decoraram o bloco B com fatos de carnaval elaborados a partir de materiais recicláveis.
Aqui fica uma boa sugestão para o próximo desfile de carnaval.