terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aprendemos que salvar o planeta é mais difícil do que se imaginava


A década de 1980 foi a do susto. A década de 1990 foi a da reacção. A década que agora termina é a do desengano. Aprendemos, em dez anos, que não é nada fácil salvar o planeta das suas maiores ameaças.
(...)
Os fracassos mais evidentes da década revelam os seus próprios porquês. Vencer o desafio das alterações climáticas e da biodiversidade - dois problemas com vastas implicações sobre o planeta - implica mudar o paradigma da sociedade. É preciso usar outras fontes de energia, rever a forma como se utiliza o solo, mexer profundamente na economia, consumir menos e melhor.

Os dados não são animadores. Seria preciso um planeta e meio para assegurar a continuidade do nível actual de consumo de recursos no mundo, segundo o índice da "pegada ecológica", da Global Footprint Network. O saldo negativo entre as necessidades e as disponibilidades tem vindo a aumentar de ano para ano. Para o futuro, os cenários não ajudam. A Agência Internacional de Energia prevê, por exemplo, que os combustíveis fósseis vão reinar soberanos pelo menos até 2030.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Desejo de um BOM NATAL



Querido Pai Natal…

Este ano não sei bem o que te pedir. Queria tantas coisas! Será que poderias dar-me pelo menos uma? Ao equacionares essa hipótese, lembra-te que não deixei de te escrever em nenhum ano e que sempre te respeitei (apesar de não te compreender).
Então é assim: como já não tenho idade para pedir brinquedos – já passei à fase de os fazer ou comprar eu –, pensei em pedir-te roupa. Só que entretanto estive na rua (hoje está frio e a noite vai longa) e vi pessoas tão pessoas como eu adormecidas no cimento, tapadas com cartões. Concluí que a roupa que já tenho sobra-me e faz falta a outros. Para quê mais? Por isso, esquece.
Depois pensei em música. A cultura é linda! Preciosa para o meu bem estar!... e ao de uns tantos outros que gozam com a exploração do trabalho alheio. Fazes ideia de como tudo está ligado? Da Nestlé à Warner Lusomundo, a teia de ligações capitalisticamente perigosas para a sustentabilidade do nosso mundo??? Valha-me a pirataria!... E as lojas é que não escapam… Bem… é isso, não vale a pena. Esquece, também.
Entretanto surgiu-me a ideia de te pedir livros. A lista da escola vai em infinito + 1, não dá para os comprar todos… (nem ler… ups!) E para que tos pediria neste momento? O que eu vou precisando relaciona-se com um contexto de espaço e tempo, não se cinge a uma fase dita de “consumo habitual e justificado”. Sou uma apaixonada por livros, ok. Mas há tantos à disposição que ainda não li! Há tantas pessoas dispostas a emprestar-me obras novas, tantas bibliotecas por explorar… Deixa lá, Pai Natal. Fica para a próxima! ;)
Não preciso de meias ou cuecas. Nem de bijouterias, maquilhagem, perfumes e adornos que tais – para ser eu, englobada no espírito de fraterna verdade do Natal.
Por acaso, queria falar contigo sobre o espírito. Não quero interferir com crenças religiosas, não. Mas o espírito não devia ser de comunhão, alegria, fraternidade, reflexão? Então porque é que as pessoas andam por aí atarefadas a fazer compras insignificantes em vez de conviverem em paz? Porque se matam todos os dias para ver quem consegue comprar mais, em vez de se unirem como irmãos, companheiros, pares, similares viventes? Dá-se por se dar e não por significar? Bem sei que a intenção possa nem sempre ser má, mas onde ficou a reflexão? Guardada no mito? Perdeu-se nas férias? Fugiu para algum lado?
Quero pedir-te um sorriso sincero e um beijo terno. Um abraço de amor, um colo meigo e não uma cadeira de ouro. Uma palavra alegre e não uma acusação de crime por divergência. A capacidade de estar com quem me magoou e, não obstante, ver um arco-íris. De dar a mão, o corpo, a mente, a quem o faça também comigo. De espalhar a felicidade.
Pedi muitas coisas. Pode ser que saia alguma!...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conferência de Cancun

Vejam os resultados da conferência de Cancun sobre as alterações climáticas em http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1470470

Água - Um bem precioso

Aqui fica um lindíssimo spot que nos fará reflectir e agir.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Dia Internacional das Montanhas

No dia 11 de Dezembro se comemora o Dia Internacional da Montanha, instituído em 2002, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e esta data deve ser lembrada durante o ano todo pelo motivo que a criou: a preservação e defesa das áreas de montanha.
As montanhas são ecossistemas terrestres com paisagens sublimes, e com uma grande biodiversidade de fauna, flora e de uma considerável singularidade cultural. Contudo, a sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar consideravelmente devido à pressão humana directa e indirecta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas.

Por estes motivos e em defesa destas áreas, a Organização Nações Unidas decidiu comemorar o dia 11 de Dezembro de cada ano, porque “as montanhas desempenham uma importante função na vida de todos nós. É lá que está armazenado o elemento vital da vida: a água doce.
A ONU aconselha a não ignorar a importância da preservação das montanhas, porque pode constituir um grave problema para a humanidade, sobretudo quando os dados revelam que as montanhas e terras altas cobrem 25% da superfície terrestre e nelas vivem uma em cada duas pessoas.

Troca de Lâmpadas



Troca 4 lâmpadas incandescentes por 4 lâmpadas economizadoras

De 13 de Dezembro a 16 de Dezembro das 12h00 às 13h00 no Polivalente da nossa escola


As lâmpadas economizadoras (lâmpadas fluorescentes compactas) consomem menos 80% de energia que as incandescentes, podendo durar até 8 vezes mais, ajudando assim as famílias a pouparem na sua factura energética.

No total da sua vida útil, esta acção permitirá poupar a energia equivalente àquela que é consumida por mais de 66.000 famílias portuguesas num ano inteiro, bem como evitar as emissões de CO2 equivalentes à pegada carbónica anual de mais de 9.000 portugueses. Os custos energéticos evitados com esta acção ascendem a mais de 20 milhões de euros.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone - 23 de Novembro

Floresta Autóctone - Sabes o que quer dizer?

O que é?
Sabes o que quer dizer floresta autóctone? É uma floresta cujas árvores são originárias do próprio território onde habitam. Em Portugal temos o Medronheiro, o Zambujeiro (ou oliveira brava), os Carvalhos, a Azinheira, o Pinheiro-manso, o Amieiro, o Freixo, os Salgueiros, etc.

Onde plantar...
Devemos plantar estas espécies nos jardins e espaços verdes e para reflorestar as zonas queimadas pelos fogos para ficarem verdes e bonitas. Humm... sabe tão bem respirar o ar puro!

Importância da Floresta autóctone
A floresta autóctone está mais habituada às condições climatéricas da região onde vive, por isso, é mais resistente aos fogos, às pragas e às doenças.

Enquanto as árvores exóticas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às pragas, às doenças e a períodos longos de calor e chuvas intensas.

Sabias que o eucalipto é uma espécie exótica? É verdade, o eucalipto é originário da Austrália.

Sabias que na floresta autóctone vivem muitos animais? É verdade, esta floresta é a casa de muitos animais como o lince, a águia, o esquilo, o lobo, a cegonha, o coelho.

Também tu podes ajudar a preservar estas espécies.
Podes plantar uma árvore autóctone no jardim da tua casa. Vais ver como é giro vê-la a crescer.

E um dia, poderás ver, nos seus ramos, os pássaros a fazerem os seus ninhos e a criarem os seus filhotes.

Extraído de : http://kids.sapo.pt/descobrir/ambiente/artigo/floresta_autoctone

Vista à ETAR de São Martinho do Porto

No dia 9 de Novembro algumas turmas do 5.ºano tiveram a oportunidade de visita a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de São Martinho do Porto.

Nesta visita os alunos puderam perceber o importante papel que a Empresa tem na gestão do Ciclo Urbano da Água, na região.

Aqui ficam algumas fotografias ilustrativas da visita:



sábado, 6 de novembro de 2010

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escola 2010




No dia 5 de Novembro, teve lugar a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escola. Este momento foi abrilhantado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto e contou também com a presença de algumas entidades do Concelho.
É sempre bom relembrar que a Bandeira Verde Eco-Escola é atribuída às escolas que se candidataram e implementaram os princípios definidos na metodologia de uma Eco-Escola, pretendendo incentivá-las a melhorar o seu desempenho ambiental e sensibilização da comunidade.
A atribuição deste galardão, pelo quarto ano cosnecutivo, vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido por toda a Comunidade Educativa, em benefício e na defesa do ambiente.
Agradecemos a todos os professores, alunos e funcionarios que participaram e colaboraram neste projecto.










sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Corais do Índico estão a morrer


Investigadores australianos afirmam que este poderá ser o pior fenómeno deste tipo já testemunhado por cientistas. Problema ocorre quando cimeira da ONU tenta travar perda de espécies.

Os corais do Sudeste asiático e do oceano Índico estão a desaparecer em massa devido ao aquecimento das águas. O alerta é de um grupo de investigadores australianos e surge num momento em que representantes de 193 países estão reunidos em Nagoya, no Japão, na cimeira da Convenção da Biodiversidade com um objectivo nada fácil de concretizar: travar o ritmo acelerado em que a perda de biodiversidade já entrou. A morte generalizada dos corais no Índico mostra, aliás, como esta é uma tarefa complexa.

sábado, 9 de outubro de 2010

Pegada Ecológica - O que é?


A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, ... .
A Pegada Ecológica procura ser uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta, permitindo avaliar até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a sua capacidade de disponibilizar e renovar os seus recursos naturais, assim como absorver os resíduos e os poluentes que geramos ao longo do anos.
Para calcular a tua pegada, basta clicar na imagem.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Animais - 4 de Outubro

Uma história verdadeira de um cão

Uma bela história sobre a amizade dos cães pelos Homens. Aqui fica a sugestão:


Hachiko é um cão especial, com a alcunha de "Hachi", e acompanha o seu dono Parker, um professor universitário, todos os dias, até a estação de comboios para o ver partir, retornando à estação, todas as tardes para cumprimentá-lo ao final de cada dia. A natureza emocionalmente complexa do que sucede quando esta sua rotina descontraída é interrompida, faz da história de Hachi, um conto intemporal; a fiel devoção de um cão ao seu dono mostra o grande poder do amor e revela que o mais simples dos actos pode tornar-se no mais grandioso gesto de todos.

Dia Mundial dos Animais - 4 de Outubro

"Apenas uma carta"


De vez em quando as pessoas dizem-me: "Tem calma, é apenas um cão..."
Eles não compreendem as distâncias percorridas, o tempo dispendido, ou os gastos que tenho com "Apenas uma cão"...
Alguns dos momentos em que senti mais orgulho aconteceram com "apenas um cão"...
Horas passaram em que a minha única companhia foi "Apenas um cão" e naqueles dias de escuridão, o suave toque de "Apenas um cão" deu-me conforto e razão para ultrapassar aquele dia.
Se também pensas que ele é "Apenas um cão", também compreendes expressões como "apenas um amigo", "apenas um nascer do sol" ou "apenas uma promessa"...
"Apenas um cão" traz para a minha vida a essência da amizade e da confiança, a alegria simples e sem reservas.
"Apenas um cão" faz sobressair a compaixão e a paciência que fazem de mim uma pessoa melhor...
Por "Apenas um cão", eu levanto-me mais cedo, dou longas caminhadas e olho mais à frente no futuro...
Para mim, e para pessoas como eu, não é "Apenas um cão", mas um aglomerado de todas as esperanças e sonhos do futuro, as memórias encontradas do passado e a alegria do simples momento.
"Apenas um cão" faz sobressair o que há de bom em mim e afasta os meus pensamentos sobre mim próprio e sobre as preocupações do dia-a-dia.
Espero que um dia, eles possam compreender que não é "Apenas um cão", mas sim o que me dá humanidade e que me impede de ser "Apenas um Homem".
Da próxima vez que ouvires a expressão "Apenas um cão", sorri, porque eles ... apenas não compreendem!


Autor desconhecido

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fámilias - Trilhos

PASSEIO COM A BOTÂNICA - 4 de Julho de 2010
O primeiro passeio de Julho tem como tema a Botânica. Entre a académica árvore do Ponto, a maior Figueira de Portugal, osVampiros Vegetais, as Plantas Carnívoras, as Flores das Viúvas, um "limoeiro" com 33 metros de altura, dois Fósseis vivos, a Árvore da Sombra que Mata e a Planta das Sementas mais Venenosas do Mundo, a dificuldade está na escolha.... Saiba mais.

Mais informações:
11h00 às 12h00
Participação gratuita (marcação prévia)
Inscrições limitadas (25 participantes)

Boa Noite no Chimico - 19 de Junho de 2010

Em busca dos animais perdidos
19 de Junho de 2010
21h00 às 9h00
A ideia de dormir num museu fascina-te? E se essa experiência inesquecível acontecesse no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra? Ainda mais?
Então prepara o teu saco-cama e vem passar uma noite diferente no primeiro laboratório de química construído em Portugal. Saiba mais.
Com marcação prévia.

Bloco A no Eco-Escola

Ao longo do ano lectivo a Auxiliar de Acção Educativa, Paula Gonçalves, desenvolveu com alguns alunos, diversos trabalhos, sempre com materiais reciclados, de modo a sensibilizar os alunos para o meio ambiente. Os materiais serviram também para decorar o Bloco A, que está sob sua responsabilidade.

O dia da Alimentação também não foi esquecido, pois sabemos o quanto é importante sensibilizar a comunidade relativamente ao consumo excessivo que nos dias de hoje se faz sentir.

Parabéns a todos pelos excelentes trabalhos.

E no final há sempre lugar para um pouco de brincadeira....



segunda-feira, 14 de junho de 2010

SAÍDA DE CAMPO - NA ROTA DAS AVES


Na segunda-feira dia 7 de Junho os alunos do 5.ºB tiveram o privilégio de participar numa "saída de campo" para observação de Aves, organizada pela Associação PATO de Defesa do Paul da Tornada. Os alunos tiveram assim a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas. Conheceram melhores as espécies de aves existentes na Baia de São Martinho do Porto, bem como as suas características, formas e comportamentos.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Impacto das pilhas no meio ambiente

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termómetros, latas insecticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população deita no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados ou elementos tóxicos.
As pilhas e as baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio, sendo o chumbo, mércurio e cádmio os que apresentam maior risco à saúde.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O DESPERDÍCIO DOS DESPERDÍCIOS

COLÓQUIO - 16 DE JUNHO (15H00)

Brinquedo feito com materiais reciclados

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade , o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida a sociedade civil para um debate acerca da gestão sustentável de recursos do nosso planeta.

A pesca excessiva e a desflorestação são apenas duas formas de destruição de recursos naturais no nosso planeta. Na outra face da moeda encontram-se o consumo excessivo, a produção de lixo, e o consequente problema da gestão dos resíduos no nosso planeta.

O objectivo deste debate é sensibilizar o público em geral para a gestão sustentável de recursos naturais no nosso planeta e descobrir como é que cada um de nós, com acções simples no nosso dia a dia, pode contribuir para um planeta melhor. Saiba mais.

FAMÍLIAS - PASSEIO COM A FÍSICA

TRILHOS - PASSEIO COM A FÍSICA
6 DE JUNHO (11H00)

Agora que começa a ficar bom tempo, saia de casa com a sua família e amigos para fazer um passeio pedestre pelos lugares à volta do Museu da Ciência e da Universidade de Coimbra à procura da surpreendente ciência que podemos encontrar fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins.
As sessões decorrem num Domingo de cada mês das 11h00 às 12h00 e são orientadas pelos diversos investigadores da Universidade de Coimbra. Saiba mais.

FAMÍLIAS - SÁBADO NO MUSEU

NA IDADE DA PEDRA - 29 DE MAIO ÀS 15H00


Como viviam "Os Homens Primitivos" que existiram antes de nós?
Como eram e o que comiam?
Descobre alguns antepassados nossos e conhece o seu modo de vida. saiba mais

A partir dos 7 anos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

À BEIRA DA EXTINÇÃO


Apesar de a extinção constituir uma parte natural do processo evolutivo, as espécies e os ecossistemas estão hoje mais ameaçados do que em qualquer outro período histórico, devido às actividades humanas.
As taxas de extinção provocadas pelo Homem poderão ser 100 a 1000 vezes superiores às que seriam registadas se não houvesse acção humana. A manterem-se os níveis actuais, estima-se que entre 2% a 8% das espécies que vivem na Terra venham a desaparecer nos próximos 25 anos.
(texto extraído da agenda 2010 dos ctt)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quarta-feira, 31 de março de 2010

SAÍDA DE CAMPO - "ROTA DAS AVES"

Na segunda feira dia 22 de Março, os alunos do 5.ºA tiveram o privilégio de colocar em prática, a teoria aprendida na sessão teórica sobre "A Rota das Aves".

Foi com entusiasmo que os alunos desenvolveram as actividades propostas conforme se pode verificar nas fotografias.





quarta-feira, 10 de março de 2010

PROJECTO LIMPAR PORTUGAL

Vamos limpar a floresta Portuguesa num dia
20 de Março de 2010

Não percas a oportunidade de fazer parte de uma iniciativa como esta!!!! Inscreve-te numa Junta de Freguesia ou no site http://limparportugal.ning.com/

segunda-feira, 1 de março de 2010

NA ROTA DAS AVES



Estão a decorrer na nossa escola as sessões teóricas "Na rota das Aves", organizadas pela Associação PATO de Defesa do Paul da Tornada e dirigidas às turmas do 5.º ano, 8.º ano e 10.ºA1.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer melhores as espécies de aves exisitentes, bem como as suas características, formas e comportamentos, este é sem dúvida o primeiro passo para ficar mais atentos aos problemas que ameaçam as aves. Existem cerca de 10000 aves no mundo.
Os passos a seguir para contribuir para ajudar as aves são:
  • Construir ninhos artificiais para algumas espécies do nosso jardim;
  • Construir comedouros para o inverno;
  • Garantir os espaços verdes e diversidade de plantas no nossa jardim;

e para finalizar Nao perturbar as aves nem os ninhos.

Para mais informações podes consultar:

PATO - Associação de Defesa do Paul da Tornada: http://www.associacaoparto.org.pt/

APAA - Associação POrtuguesa de Anilheiros de Aves: http://www.apaa.pt/

SPEA - Sociedade Portuguesa pelo Estudo de Aves: http://www.spea.pt/

Aqui ficam algumas imagens ilustrativas das sessões:


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AMI - Reciclagem de Óleos Alimentares

Reciclagem de óleo alimentares usados
O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.

Porquê?
Porque, quando lançamos na rede de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR's, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.

Simples gestos fazem a diferença
Ao aderir ao projecto de recolha de óleos alimentares usados não só evita a poluição das águas, como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.


Aqui ficam o nome e localidade de alguns restaurantes aderentes:
  • Restaurante Palace do Capitão - São Martinho do Porto
  • Restaurante Pesca no Prato - São Martinho do Porto
  • Snack Bar Café Praia Mar - São Martinho do Porto
  • Café Helcar - Valadares dos Frades
  • Ala Norte Café - Foz do Arelho
  • Atlantida - Nazaré
  • Albergaria Restaurante Mar Braso - Nazaré
  • Taberna da Adélia - Nazaré
  • O Borgas Indústria Hoteleira, Ldª - Nazaré
  • O Braseiro -Churrasqueira, Ldª - Nazaré
  • Café 2001 - Caldas da Rainha
  • Taberna do Manelvino, Ldª - Caldas da Rainha
  • Pizzaria Novo Mundo - Caldas da Rainha
  • Café Vigital - Caldas da Rainha
  • Restaurante Moinho Saloio - Caldas da Rainha
  • Restaurante Gordão - Caldas da Rainha

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

AR e ÁGUA - SUA IMPORTÂNCIA!

No âmbito do estudo da "Atmosfera - o deslumbrante "céu" azul que nos envolve" e a "Hidroesfera - a prodigiosa água do planeta", os alunos do 5ºB e 5.ºD elaboraram cartazes cujo mote foi "O que podemos fazer para combater a poluição atmosférica" e "Como se pode proteger e conservar a água necessária à vida", respectivamente.
Aqui ficam alguns cartazes ilustrativos desse trabalho.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

HORA DO PLANETA - 27 de Março de 2010

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF e é considerado o maior movimento de alerta para as alterações climáticas. É uma iniciativa simbólica que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para diminuir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária e criar uma plataforma de apoio à luta contra as alterações climáticas.
Portugal une-se pelo segundo ano consecutivo a esta causa, confirmando desde já a participação das cidades de Faro e Lisboa.

Hora do Planeta! "Um apagão por um Planeta Vivo!"
Participa na Hora do Planeta e ajuda a combater as alterações climáticas!
27 de Março 2010 - Hora: 20h30 às 21h30


Visite o site : http://www.wwf.pt

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PORTUGAL CRIA LUVA BIODEGRADÁVEL

Mais um passo importante na defesa do meio ambiente...

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a desenvolver um tipo de luvas 100% biodegradável. O desafio é usar produtos naturais que não subam o preço da luva.

Para mais informação consulta a notícia no jornal de notícias em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1485936

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS

O questionário que se encontra no final da página, servirá para melhorar os hábitos e as opiniões dos alunos desta escola, em aspectos relacionados com o ambiente.
As tuas respostas são muito importantes!
Só juntos poderemos detectar os principais problemas e contribuir para que a nossa escola se transforme num local ainda mais agradável.
O Conselho Eco-Escola agradece a tua colaboração.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CONCURSO "MASCOTE"

Participa no concurso da Mascote!!!! Vai ser Divertido!!!!

Faz um desenho de um boneco relacionado com a reciclagem. O desenho vencedor será adoptado para mascote do nosso projecto!
Quando terminares o teu desenho deves entregá-lo ao teu professor de E.V.T. ou E.V.

Boa Sorte!!

CONCURSO "O MEU ECOPONTO"

Participa neste concurso construindo um ecoponto personalizado com materiais recicláveis.

Para isso consulta o regulamento (clica no regulamento para ampliar)

PALESTRA SOBRE BIODIVERSIDADE


A Biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que consitituem a vida no planeta. Assistimos actualmente a uma perda constante da biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e bem-estar humano.

A Europa estabeleceu um objectivo para travar a perda da biodiversidade até 2010.

Neste contexto, a escola assume um papel fundamental ao nível da sensibilização ambiental. Assim, no dia 19 de Fevereiro de 2010, a turma do 10ºA1, no âmbito da disciplina de Biologia e geologia e em articulação com o Eco-Escolas, no tema da Biodiversidade, irá ter a oportunidade de participar numa palestra sobre Biodiversidade, proferida pelo Professor Doutor Jorge Paiva, investigador na Universidade de Coimbra.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SABIAS QUE ...

LAGARTO DAS ROCHAS [Agama mwanzae]

Parque Nacional do Serengueti, Tanzânia-África

Este lagarto das rochas é uma espécie típica dos afloramentos rochosos do Leste Africano.

Como saber se ele é ou não uma espécie rara?

Quando se pensa no conceito de raridade, a primeira ideia que temos é a de uma espécie com uma população reduzida a poucos indivíduos mas a verdade é que o conceito de raridade se refere não só à dimensão populacional, mas também à distribuição geográfica e à especificidade do habitat da espécie. Em função da conjução destes três critérios, existem város tipos de raridade.

O QUE SÃO OS REEE?


A sigla REEE significa Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, ou seja, são Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) em fim de vida, quando estes já não são usados ou estão avariados.

Mas afinal, o que são EEE?

São todos os equipamentos que dependem de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes. Quando passam a REEE devem ser depositados nos locais apropriados para que possam ser reutilizados ou os seus componentes reciclados. Desta forma poupam-se recursos naturais e evita-se a poluição de rios e terras por materiais perigosos que muitas vezes fazem parte destes equipamentos.


Escola Electrão

Recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Data de início do período de recolha:

Dia 11 de janeiro de 2010

Data de fim do período de recolha: 29 de Janeiro de 2010
Data de visita do Ponto Electrão: 12 de janeiro de 2010

Não fiques estático, contamos com o teu empenho e entusiasmo neste projecto em que a escola aderiu!

Ajuda a tua escola a ganhar prémios como por exemplo: Magic Board, computadores, impressoras, camara de filmar, televidor LCD32'', leitor de DVD, máquina de café, pack de lâmpadas.

Começa já a reunir os REEE e ajuda a tua escola a ultrapassar os números da edição 2008/2009:

  • 1 164 783 kg de REEE recolhidos no total;
  • 2 820kg de REEE recolhidos por escola , em média;
  • 4,1 kg de REEE recolhidos por aluno, em média.